segunda-feira, 9 de maio de 2011

(BI) Uma visão multimensional da informação

Amigos(as) do Blog, bom dia!

Hoje, falaremos do conceito de "Informação" fornecendo uma visão multidimensional.

Este conceito foi retirado do Livro "Oracle Hyperion Essbase - Guia Prático", onde está explicado de forma completa e com ilustrações.

Analisar certa informação de forma multidimensional é ter a possibilidade de analisar esta informação a partir de várias perspectivas, ou seja, obter respostas a questões típicas de análise dos negócios de uma empresa geralmente requer a visualização dos dados segundo diferentes perspectivas. Por exemplo, imagine uma agência de automóveis que esteja querendo melhorar o desempenho do seu negócio. Para isso, necessita examinar os dados sobre as vendas disponíveis na empresa. Uma avaliação deste tipo requer uma visão histórica do volume de vendas sob múltiplas perspectivas, como por exemplo: volume de vendas por modelo, volume de vendas por cor, volume de vendas por fabricante, volume de vendas por período de tempo etc. Uma análise do volume de vendas utilizando uma ou mais destas perspectivas, permitiria responder questões do tipo:

"Qual a tendência em termos de volume de vendas para o mês de dezembro para veículos da marca Volvo do tipo Sedan?"

A capacidade de responder a este tipo de questão em tempo hábil é o que permite aos analistas de negócios, gerentes e altos executivos das empresas formularem estratégias efetivas, identificar tendências e melhorar sua habilidade de tomar decisões de negócio.


A figura ilustra bem esta possibilidade de analisar uma informação a partir de várias perspectivas. Ou seja, áreas distintas (contabilidade, diretoria, marketing e financeiro), querendo ter a mesma informação, por exemplo, volume de vendas. Vamos imaginar que a área de marketing deseja ter esta informação por produto nos meses de janeiro e fevereiro. Enquanto que a área financeira também deseja ter esta mesma informação, porém, ela quer comparar nos meses de janeiro e fevereiro o que foi planejado contra o que foi efetivamente realizado. Note que ainda estamos falando sobre a mesma informação ‘volume de vendas’, mas por uma outra perspectiva.

Abs. a todos.
Equipe do Blog Hyperion Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você possui uma dúvida, comente e entre em contato conosco para acelerarmos o processo: contato@hyperionbrasil.com